5º Ano
Relógio de sol
5º ano C
5º ano D
O projeto para a construção de relógio de Sol foi desenvolvido pelas professoras Meire Oliveira, Edny Guerra e Marcela Cortez, com as crianças dos 5° anos, do turno da tarde. Elaboraram e executaram o projeto no decorrer do ano letivo de 2014, para presentear o colégio pela comemoração dos 30 anos.
Por se tratar de um verdadeiro laboratório a céu aberto, nosso objetivo era construir um relógio de sol numa área de circulação do colégio de forma a expor os conhecimentos adquiridos de maneira interdisciplinar: Ciências (Estações do ano), Geografia (Coordenadas Geográficas), Matemática (unidade de medida de tempo, medida de ângulos e graus) e História (tecnologia náutica e cultura africana).
Para simbolizar a entrega do presente, foram confeccionados quatro quadrantes de madeira, representando as quatro sócias fundadoras do colégio, que unidas, formariam uma circunferência semelhante a uma mandala.
Nossos interesses não pararam por aí...
Agora, tínhamos a tarefa de informar aos que chegassem ao nosso colégio, a utilidade das nossas pesquisas.
Na entrada do colégio, foi fixado um texto informativo, produzido a partir das informações adquiridas em nossas pesquisas:
O homem faz uso de um objeto aparentemente simples para medir o tempo, e assim, facilitar o agendamento de suas atividades e compromissos diários: o relógio.
Esse instrumento sofreu modificações até chegar ao modelo que conhecemos hoje.
O registro mais antigo da divisão do dia em horas vem de um relógio de Sol egípcio datado de 1.500 a. C, à época de Tutmosis III, em pedra, na forma de um T.
Na idade média, a ciência e a arte dos relógios de sol foram caindo no esquecimento, sendo raros os exemplares a partir desta época. Alguns exemplos notáveis pode-se encontrar na Catedral de Chartres na França e no jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Apesar de ser uma tecnologia antiga, o relógio de sol ainda é utilizado nos dias atuais como exemplo de relógio de jardim em praias, áreas abertas e aqui, no Colégio Apoio.