

4º ano
4° Ano A

MAPA MENTAL SOBRE A ÁGUA
05/08/14. Hoje construímos um mapa mental sobre ações necessárias para o cuidado com as águas do nosso planeta.
RELATOS DE VIVÊNCIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E HGC
4o ANO A e B
FOLCLORE
Na semana do folclore fizemos várias atividades, como por exemplo:
-
Uma gincana com a bibliotecária Elys, ela trouxe perguntas, trava língua, lendas, parlendas, adivinhações e outros. Ao final ela premiou todos os grupos como vencedores.
-
Nos grupos de mesa, Carol entregou um livro de uma lenda, ela entregou um papel para fazer um cartaz com desenhos e alguma coisa sobre a lenda.
-
Durante a semana ela mostrou vários vídeos sobre lendas para assistirmos.
(Amanda Coutinho, Amanda Magalhães, Gabriel Landim e Marina Pontual)
SUSTENTABILIDADE
Nesse trabalho participamos de uma palestra sobre sustentabilidade e as conseqüências que podem acontecer sem ela. Nessa palestra, o biólogo explicou o processo que o lixo jogado nas ruas demora para se decompor. No articulando participamos de uma apresentação sobre o lixo e sustentabilidade.
Aprendemos que a sustentabilidade é muito importante para o mundo, que devemos ter cuidado com a água, pois as calotas de gelo estão derretendo e com o banho, pois não podemos gastar muita água no chuveiro.
Além disso, estudamos em sala, construímos um mapa mental que está disponível no nosso site onde falamos sobre sustentabilidade.
(Manuela, Maria Câncio, Marina Oertli e Aline)
LITERATURA DE CORDEL
Nós aprendemos que cordéis são tipicamente nordestinos e são populares em todo o Brasil. Esses livretos tem esse nome porque ele geralmente é exposto pendurado num cordão e preso com pregadores de roupa. Por isso o nome cordel vem da palavra cordão.
É ilustrado por Xilogravura, que é a arte em relevo esculpida na madeira.
Uma pessoa que vive de cordel é José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges.
J. Borges é conhecido por escrever e ilustrar cordéis e também fazer seus próprios quadros de Xilogravura, além de estudarmos sobre este artista nas aulas de português, estudamos também em artes, onde fizemos várias ilustrações das paisagens do sertão.
Pesquisamos em sala sobre vários cordéis que nos trouxe várias informações, também aprendemos que é composto por versos e estrofes, fizemos exercícios em livros, cadernos e fichas.
Foi legal, porque pudemos aprender mais sobre a nossa cultura tipicamente nordestina e sobre os escritores, os temas, os mestres e o melhor é que vários são pernambucanos!
(Clara Câmara, Sophia, Carolina e Maria Cecília)
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
No começo do ano a gente teve que trazer vários gibis e o nosso preferido é o da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem.
Na Roda de Gibis, a gente leu, desenhou e escreveu sobre os gibis para ver como é que é, também apresentamos para nossa turma.
Nós fizemos histórias em quadrinhos de muitos tipos e é bem legal, porque a gente pode explorar esse gênero textual e interpretação de textos.
Vimos a linha do tempo da Mônica, feito por Maurício de Souza, transformamos vários contos de fadas em histórias em quadrinhos e fizemos uma história informando sobre o uso inadequado das mochilas, foi legal e interessante trabalhar com isso.
( Pedro Maia, Bento, Lucas e Gabriel Lima)
PROJETOS: UNIVERSO E TERRA
O Universo surgiu a partir do Big Bang, dele saiu vários pedaços que foram se decompondo. Dalí surgiram: planetas, galáxias, estrelas e etc... Aprendemos que existem planetas gasosos e rochosos, que Júpiter possui 63 luas e demora 10 horas para dar uma volta em torno do seu eixo, que Plutão não é mais planeta, pois é considerado pelos cientistas como um Planeta Anão ou planetóide e que o sol não é a maior estrela da Via Láctea, ainda tem estrelas muito maiores que ele.
A Terra é composta por 3 camadas, a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera, também tem a biosfera que é a camada de vida, ainda entre elas: o núcleo que é a camada mais quente da terra.
Antes da Terra ser como é hoje, ela era mole por conta de sua temperatura muito quente, depois de muito tempo começou a chover muito e a Terra endureceu e muito tempo depois se formou a atmosfera e a vida na Terra que evolui a cada dia.
(Bruna e Maria Clara Lins)
POESIA
Nós gostamos e aprendemos muito. Gostamos de fazer as poesias dedicadas para os 30 anos do Colégio, também fizemos muitas atividades nos livros e nas fichas.
Através das atividades em dupla, trio ou grupos, aprendemos a conviver e aceitar mais uns aos outros.
A gente socializou as poesias dedicadas em todo o Colégio: na biblioteca, na coordenação, na sala dos professores... e depois na sala escolhemos uma das poesias feitas para recitar para nossos pais no Articulando do Colégio.
Ainda tivemos o concurso da Ideia Fixa, onde alguns que quiseram participar fizeram poesias sobre Ariano Suassuna.
(Marina Andrade, Maria Luíza Samico, Gabriela e Júlia)
HORA DA CIÊNCIA
A Hora da Ciência teve início quando todo mundo queria compartilhar várias coisas e a nossa excelente professora Ana Carolina Pessoa Guimarães Silva, deu a idéia de a turma escolher 6 pessoas para mostrar o que quiser ou souber.
Nós adoramos a Hora da Ciência é muito divertido ver e fazer experiências, assim a gente compartilha o que quiser, nossas idéias, invenções e etc. eu adoro mostrar minha invenções para todo mundo, principalmente para as pessoas que eu mais gosto: meus amigos. Meus amigos também mostram as suas experiências e eu acho todas elas muito divertidas.
A Hora da Ciência serve para nós vermos o que nossos colegas gostam, e quem sabe nós gostamos também. Muitas pessoas trazem coisas: legais, fofas, engraçadas, divertidas, e até interessantes para aula como: conchas, livros, fósseis, para nós aprendermos mais do que a gente já sabe.
Nós fazemos a Hora da Ciência nas sextas para nos divertirmos mais enquanto aprendemos, já trouxemos também: vídeos, gibis, jogos, pulseiras, bonecas, bichinhos de pelúcia, imãs, diários, fotos, coleções, invenções, experiências e etc.
(Theo, Caio, Maria Luíza Nunes e Felipe Andrade)
CONTOS DE AVENTURA
Nós começamos a fazer histórias de aventura a partir de maio, nossa professora pediu para a gente fazer ilustrações de uma história enquanto ela lia para gente, depois a gente foi fazendo e praticando nosso conhecimento sobre essas histórias.
Então Carol nos pediu para fazermos uma história de um monstro VS um herói do espaço, depois fizemos um fantoche desses personagens e por fim um texto coletivo onde cada um contribuiu para a história, o título da história foi: O Herói do Espaço que quase não matava o Monstro Devorador de Gente.
Nosso trabalho sobre histórias de aventura foi o mais irado, pois tem coisas nunca vistas na vida real!
(Gustavo Neves, Gustavo Akira, Ruy, Pedro Sampaio e Gabriel Abreu)
BIOGRAFIA
Nesse período do 4º ano, nós aprendemos que a palavra biografia significa: história da vida de uma pessoa.
Nós também fizemos várias atividades como: fichas, e suas propostas eram escolher duplas, fizemos uma linda biografia uma da outra. Já a autobiografia significa: história de vida de você mesmo (a).
Construímos no caderno nossa história de vida. E outro trabalho bem legal foi quando a gente teve que escolher um personagem do Sítio do Picapau Amarelo e escrevemos sobre sua vida.
Vimos também histórias de vida de vários autores como Eva Furnari, Monteiro Lobato, Maurício de Souza, o artista Cândido Portinari e alguns jogadores de futebol.
Outra interessante foi escolher uma pessoa que você admira muito, escolhemos pessoas brilhantes, espetaculares, nossas mães, por exemplo.
Nós adoramos aprender sobre tudo no 4º ano e queremos aprender muito mais no 5º ano, já que estamos terminando esse 4 ano, tão gostoso, esperamos melhorar o que precisamos para chegar MA.
(Letícia de Paula, Maria Clara Arruda, Pedro Dias e Luiz Eduardo)
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
No trabalho sobre a copa, nós dividimos alguns grupos, cada grupo ficou responsável por um ano da copa do mundo.
Nós tivemos muitas aulas e no final fizemos um Seminário no palco, alguns falaram anos das copas e outros os países da casa, os dois grupos fizeram apresentações onde disseram informações sobre a copa.
Fizemos este trabalho em na sala e na biblioteca com pesquisas e também em casa, depois socializamos nossas pesquisas, fizemos uma linha do tempo com a história da copa do mundo.
(Felipe Souza e Arthur Brito)
Rodas Literárias e Trabalhos na Biblioteca
Nós aprendemos nas rodas literárias na sala e na biblioteca, cada um pegava um livro e devolvia na outra semana.
Fizemos pesquisas do folclore, da copa, do projeto, e leituras na biblioteca.
Na gincana realizada no folclore, por Elys, todos foram os ganhadores.
Nas rodas literárias mostramos com várias propostas o que lemos, cada semana algumas pessoas socializam.
(Pedro Gusmão e João Vitor)
AULAS DE CAMPO: ESPAÇO CIÊNCIA E USINA SOLAR DA ARENA PERNAMBUCO
Na nossa aula de campo da Usina Solar, nós aprendemos que lá tem a Arena Pernambuco que de dia a Usina empresta energia para a Arena e de noite a Arena devolve a energia que a usina solar empresta.
Na Usina Solar eles colocam fios elétricos embaixo da terra por proteção, vimos os painéis solares e outras coisas. Você sabia que para chegar perto de uma placa solar e se estiver chovendo e fazendo sol você vai ter que usar botas, luvas e um traje de chuva?
No Espaço Ciência a gente aprendeu sobre o Universo e lá tem coisas importantes sobre ele, vimos um vídeo falando sobre estrelas, planetas, satélites, galáxias, constelações e etc.
Nós já sabemos que a nossa Via Láctea é feita de correntes de bilhões de estrelas que parecem um caminho de leite.
( Ana Clara e Letícia Pimentel)