top of page

Dicas de Leitura

FOLCLORICES DE BRINCAR

MÉRCIA MARIA LEITÃO, NEIDE DUARTE E IVAN CRUZ​

Neste livro, o artista pintou a cena, e as autoras transformaram em poemas a sensação de ver cada quadro representando a ciranda, a amarelinha, o pião, a cabra-cega... Folclorices de brincar todo dia, brincadeiras de sonhar toda a noite.

VERDURA? NÃO!

CLAIRE LLEWELLYN e MIKE GORDON​

Mônica tem péssimos hábitos alimentares. Mas, com a ajuda de Raquel, uma menina muito legal e que gosta de comer bem, ela descobre a importância de ingerir alimentos saudáveis. 

SACO DE BRINQUEDOS

CARLOS URBIM

Do dedo, primeiro brinquedo, aos clássicos trem de lata, barco de papel, cinco-marias e perna de pau, o poeta cria versos divertidos sobre a arte de brincar, reconstruindo com simplicidade e muita beleza um rico imaginário. As ilustrações – objetos modelados em argila – complementam a ideia proposta pelo autor de forma muito harmoniosa.

Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo

Willian Joyce

A história é simples. O solitário Modesto Máximo está na varanda escrevendo suas memórias. Vem um furacão. Ele perde tudo, menos as memórias. No furacão, uma moça voadora joga um livro sobre ele. Esse livro guia Modesto Máximo até uma biblioteca. Ele se torna dono da biblioteca. Cuida dos livros. Vai escrevendo o seu. Quando termina de escrever suas memórias, ele também adquire a capacidade de voar. Sai voando. Nesse momento, chega uma menininha. O livro de Modesto Máximo acaba no colo da menininha. Vai começar tudo de novo. A história é simples. O que não é tão simples é a paixão pelos livros que a história contém. E não é simples porque é sutil. Passa pela combinação do texto, em frases curtas e diretas, com os desenhos cheios de detalhes.

PIRATA DE PALAVRAS 

Jussara Braga

 

Sempre com papel e caneta azul nas mãos, Heitor está pronto para copiar as palavras que encontra pela frente, imaginando que, ao reuni-las, poderá criar uma grande aventura. 

GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES

Mem Fox

 

Guilherme Augusto Araújo Fernandes era vizinho de um asilo de velhos, todos seus amigos, mas era de Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava, e foi perguntar aos outros do asilo. 

O QUE É UMA CRIANÇA

Beatrice Alemagna

 

“Uma criança tem mãos pequenas, pés pequenos e orelhas pequenas, mas nem por isso tem ideias pequenas”.

bottom of page